quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dica do dia 29/06/2011 by Rede de Correções

MAIS BEM ou MELHOR?

Algumas pessoas estranham quando ouvem na TV ou leem nas páginas esportivas de jornal a seguinte frase: "A outra seleção estava mais bem preparada." A questão é bem simples. MAIS BEM é um comparativo que pode ser substituído por MELHOR. Contudo, em língua padrão, a substituição não ocorre nesse caso, embora na informalidade seja comum.

Detalhando melhor, o que percebemos é que "preparado" é modificado por "bem" e "mais" modifica os dois. Se modificasse apenas "bem", teríamos a conversão em "melhor". Ex.: Por esses dias, estude bem esse assunto / ...estude MAIS bem (LOGO, ESTUDE MELHOR). Assim, quando se usa o advérbio MAIS para intensificar apenas o BEM (ou BOM), tal conjunto pode ser substituído por MELHOR.

Ocorre, porém, que no exemplo de que partimos, o MAIS vem intensificar BEM PREPARADA, e não BEM apenas. Nesse caso, a frase que se diz em rádio, TV e jornais está dentro do padrão que se prega para nossa língua e que é dever da escola ensinar. Mas muita gente, de diversas classes sociais, profissões e níveis de escolaridade variados dizem por aí "A seleção estava MELHOR preparada."

Saibam, pois, que está última frase foge ao padrão culto formal, mas é constantemente usada. E funciona. Duvida? É isso!

Um comentário:

  1. Adorei a dica [eu sempre erro] ¬¬' Mas se eu continuar lendo seus post.. Haha.. O português que me segure.. kk

    ResponderExcluir

Caia na Rede e comente esta postagem!