domingo, 3 de julho de 2011

Redação Vencedora do Concurso Carinho de Verdade

Para uma empresa de revisão de textos não há nada como revisar um bom texto. Durante a campanha Carinho de Verdade, que visa ao combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, muitos textos forma publicados para abordar o tema. Mas nem todos se engajaram em escrever sobre isso,  a não ser textos de 140 caracteres com a tag #carinhodeverdade. Foi pensando num incentivo à campanha que aceitamos o convite feito pelo jornalista Jackon Rangel Vieira para que organizássemos um concurso de redação que premiaria em R$ 500,00 o vencedor. Estabelecemos os critérios e decidimos pelo texto da jovem Alexsandra Leite, em cuja produção realizamos algumas correções. Eis, portanto, o texto vencedor!


Concurso de Redação Carinho de Verdade
Tema proposto: “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: como é possível combater?”
O ser humano sempre teve a necessidade de explorar o meio em que vive, mas em dias atuais os sinônimos de exploração não são mais os mesmos. Explorar, que em um passado recente teria sinônimo de pesquisa, análises, observações, hoje possui equivalência a abuso, sofrimento, amargura, dor, infelicidade e, em muitos casos, suicídio.
O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são problemas alarmantes em nosso mundo.  Atos desleais que geralmente ocorrem em ambientes onde há desigualdade, pobreza e exclusão social de crianças e adolescentes, principais alvos de exploradores que as usam para obter capital. Por não aguentarem mais um ambiente familiar de alcoolismo, drogas, brigas e agressões, esses jovens, muitas vezes, fogem de casa.
Projetos sociais de acompanhamento para famílias carentes e excluídas da sociedade, denúncias, combate aos crimes de tráfico de crianças e adolescentes, atuação mais engajada da sociedade são propostas que poderiam diminuir e futuramente extinguir o problema de exploração sexual no mundo. Além disso, acompanhamento psicológico para a vítima e familiares próximos, proteção legal seriam as propostas para as vítimas que infelizmente já sofreram esse tipo de abuso.
Além da punição aos culpados, o objetivo também é reintegrar as vítimas do abuso sexual, ajudando-as a abandonar o sofrimento, a amargura no passado e prosseguir a vida com seus direitos devidamente respeitados, uma vida com mais amor, dignidade e carinho de verdade.


Parabéns, Alexsandra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caia na Rede e comente esta postagem!