sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dica do dia 01/07/2011 by Rede de Correções

MESMO OU MESMA?

Interessante como a língua nos arma diversas arapucas, justamente pelo fato de que a fala não-padrão parece cada vez mais se sobrepor ao padrão escrito. No mestrado, lembro de um texto que dizia "eu mesmo não sei onde está essa língua padrão, que ninguém usa". Considero isso um pouco de exagero do autor, mas é verdade que o uso da variedade padrão de nossa língua ocorre em gêneros e espaços bem específicos de nossas práticas discursivas. Aí, reporto-me a um questionamento de uma amiga do Twitter: O certo é eu mesmo ou eu mesma? Ora, amiga, se você é uma mulher, deve dizer "eu mesma". É que "mesmo" nesse caso é adjetivo e concorda em gênero e número com o pronome eu

Contudo, essa palavra também pode funcionar como advérbio, o que impossibilita a concordância, posto que seja invariável. Nesse caso, o mesmo nem varia em gênero nem em número (muito menos grau). É o que ocorre quando se diz Nós vamos mesmo entender esse assunto. Todos não havíamos mesmo entendido antes. Em suma, "mesmo" não concorda com pessoal alguma, pois é advérbio que modifica o verbo IR e o  HAVER nas respectivas frases.

Segue a mesma tônica de mesmo, a palavra bastante, que não varia o gênero, porquanto seja adjetivo uniforme; mas varia em número (plural). Ex: Tenho bastantes dicas na cachola para postar / Nossas dicas tem sido bastante úteis para alguns seguidores. No primeiro caso, houve uma adjetivação, podendo ser trocado por "várias"; já no segundo, é advérbio de intensidade e pode ser alterado para "muito". 

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caia na Rede e comente esta postagem!