segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aula de revisão e redação em nossos parabéns

É com muita satisfação que recebemos, revisamos e publicamos essa joia, que nos foi enviada por nosso parceiro Quimas, do Movimento Armas da Paz. Sem dúvida, seu texto nos honra e nos serve de exemplo para, metalinguisticamente, exemplificar o que é o trabalho de um revisor de texto e como se pode redigir um bom texto, sem excessos e com precisão. Fiquem com esse brilhante.

Parabéns a Rede de Correções por este ano de vida

Escrever com total correção é algo raro, mesmo entre escritores muitas vezes renomados. Seja na língua portuguesa ou em qualquer outro idioma quase sempre os erros passam despercebidos a quem escreve, principalmente quando o texto tem certo volume.


Deslize na pontuação (arte muito difícil), erros ortográficos e de concordância, imprecisão na escrita, enfim, uma série de dificuldades se impõe a quem se atreve passar para o papel, ou para a tela, as suas ideias por escrito.

Contudo, para nos auxiliar nessa empreitada, há esses anjos salvadores aos quais chamamos revisores. São eles que, com paciência incomensurável e munidos de vasto conhecimento sobre a língua, ajudam a tornar impecáveis os nossos textos.

A língua alcança a sua máxima expressão quando falada ou escrita com perfeição. Para que um texto esteja perfeito não estão necessariamente presentes palavras rebuscadas, difícil entendimento, ou maneirismos que ludibriam o leitor ou o ouvinte, que tomam como brilhante um conteúdo banal dissimulado pela erudição dos termos. Um texto perfeito é aquele que transmite o melhor conteúdo e é escrito com correção.

Essa última é a tarefa da Rede de Correções: lapidar e garantir que o material textual chegue ao leitor não como gema, mas como joia perfeita, brilhante, revelando e garantindo o seu máximo esplendor.

A todos da Rede de Correções só posso parabenizar pelo trabalho de excelência, auxiliando a todos que cultivam a arte de escrever, ou àqueles que necessitam de ter seus textos impecáveis para apresentação. 

Um abraço a todos da Rede, como carinhosamente gosto de chamar. Parabéns!


@quimas
@armasdapaz

Um comentário:

Caia na Rede e comente esta postagem!