domingo, 25 de setembro de 2011

Homônima, hoje é seu dia - queria dividir contigo esta emoção

A caminho do trabalho, há menos de uma semana, pensava no assunto da próxima postagem a ser aqui publicada, para marcar o aniversário da Rede de Correções. Na minha lembrança vinha um comentário da época em que estudava sociolinguística: "são homônimas as palavras 'OÇO' e 'OSSO', se desconsiderarmos o padrão de língua e relevarmos as duas pronúncias realizadas por diversos falantes". É claro que devemos relevar a variedade padrão e lembrar que estamos diante do verbo OUVIR, cuja conjugação em primeira pessoa é OUÇO. No máximo, então, teríamos uma relação de paronímia* e não de homonímia**, todavia a sociolinguística trata daquilo que se encontra em uso, independente de ser aceito como correto ou não. Mas minha caminhada e o planejamento de meu texto se perderam na audição momentânea de uma canção, e a aula de semântica vai ficando para a próxima.

Essa "canção não é mais que uma canção" como tantas outras que se ouve, quando rumamos em direção à labuta. Ela trouxe à tona a recordação de um ano atrás, momento no qual já havíamos posto no ar nosso site, hoje desativado - vale mais a pena estarmos nas redes sociais e termos uma presença mais dilatada que concentrar esforços num só espaço. Muitas coisas mudaram de lá até aqui, mas sem sombra de dúvida, sempre que eu ouvir aquela música, vou lembrar-me desta data. 

Nunca disse aos meus colegas de trabalho que o 25 de setembro tinha sido um marco na minha incipiente trajetória de empresário. Para eles, a Rede de Correções fora fundada no início do mês, quando ocorreu a abertura do site rededecorrecoes.com. A questão é que, particularmente, a Rede significou não só um marco na vida do empresário, mas também o início de um projeto de reconquista, interrompido por uma escolha alheia às minhas forças. Alcançar a independência, o poder de decidir, a autonomia de como investir são ambições de todos os empreendedores. Ruim é saber que algumas coisas na vida não funcionam como uma empresa particular, não dependendo, pois, de seu esforço para que deem certo.

Dos versos da música "Diz pra mim", de Nando Cordel, pude tirar uma analogia interessante sobre minha busca de consolidação no mercado. Quando o poeta cantava "Diz pra mim, o que fazer pra te conquistar", lembro bem, eu estava organizando o caos e realizando o planejamento para a conquista do mercado local. Aliás, lembrem que em "A nossa história - parte 1" , publicada aqui, em abril deste ano, foi revelado que a inspiração para a criação da Rede partiu do caos. Eu queria organizá-lo. Consertá-lo. Corrigi-lo.

Outras comparações vem à lembrança, quando me deparo com versos como "a gente sonha, a gente busca o infinito". Nessas palavras eu via se delinear o sonho do próprio negócio, com infinitas possibilidades de realização. Mas sem dúvida alguma, o que mais mexe comigo é o final da música, quando o artista diz "queria dividir contigo essa emoção". Naquele ano, fundei a Rede pensando num projeto de vida, mas não só para mim. Esse trabalho nas redes sociais, na verdade, deveria ser feito por outra pessoa, para quem eu cantava o refrão da música.

Hoje é seu aniversario, minha Rede. Hoje é seu dia, homônima. Ainda dividirei essa emoção com quem me inspirou a criá-la - anônima. Nas várias acepções da palavra REDE, sinto-me literalmente caído, imerso e ainda assim, grato. Quanto ao refrão, continuo pleonasticamente a cantá-lo, mesmo que não mais seja ouvido. Já ao ícone inspirador, desejo o melhor. E sigo aqui, tocando a Rede, planejando a próxima aula de relações semânticas, para postar neste espaço e ajudar aqueles que gostam de refletir sobre a língua. Quando quero emocionar-me, ouço a bela música.*** E como diz o personagem da vez, "é oooosssso!!!"

Robson Santiago

*Palavras homônimas se caracterizam pela semelhança gráfica e sonora. Algumas são grafadas exatamente iguais, mas possuem minimas diferenças de som; outras são iguais no som e diferentes na grafia.

**Palavras parônimas se caracterizam pela semelhança sonora, mas sempre com diferenças mínimas na grafia. São distintivamente marcadas por uma ou duas letras, no máximo.  

4 comentários:

  1. aoooooooow, muito obrigado à rede de correções, que vem ajudando e incentivando a nós, os alunos aplicados em algum objetivo, sinceros PARABENS

    ResponderExcluir
  2. Desejo-te muitas felicidades, paz, alegria e muito sucesso. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. Feliz Aniversário!@flaviluci

    ResponderExcluir
  4. Abraço a todos da Rede pelo seu aniversário. Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir

Caia na Rede e comente esta postagem!