sexta-feira, 8 de abril de 2011

A nossa história - parte 3

Criar um site não é coisa tão simples quanto pensava nosso nobre Revisor Chefe: exige, antes de tudo, clareza dos objetivos que quer atingir com o empreendimento. No início, a ideia era pôr no ar um site sobre revisões de texto, que ofertaria tal serviço tanto para nível superior quanto para secundaristas. Mas a web ainda era um mistério.

Como fazer para aparecer em sites de busca? Como criar uma propaganda para ser exibida em outros sites? Como ser visto por diversas pessoas? Em suma, como se divulgar pela internet. Esses eram questionamentos que não foram levantados antes de nosso site entrar em operação. Por isso, começamos do zero e nele ficamos por mais de dois meses.

Não se contratou consultoria para entender sobre negócios pela internet. Não se procurou contador para calcular custos do negócio. Não se buscou orientação devida para entender como gerenciá-lo. Era tudo boa vontade e boas ideias. Além disso, um espírito aventureiro, empreendedor em potência que se desvelava, mas não concretizava ações eficientes, porque faltava informações de mercado suficientes.

No início, fizemos uma pesquisa para saber se havia sites similares em nossa região Nordeste. Também buscamos nos informar sobre propagandas de serviços de revisão de textos dentro das universidades federais. Vimos aí que grande parte ocorria via cartazes afixados em quadros de avisos daquelas instituições, mas isso ainda era informação imprecisa para abrir um negócio com segurança.

Ainda assim, começamos! Site no ar no mês de setembro de 2010 e as visitas nada de aparecerem. Vem outubro e só alguns poucos visitantes conhecidos. Propagandas do Google Adwords no site, mas sem clientes... Campanha para correção de redações grátis, ofertada para candidatos ao Enem, mas nada de clientes. Já dizia a velha máxima: a propaganda é a alma do negócio. Sem ela, não teríamos êxito nunca. Poderíamos fazer um site belíssimo, cheio de recursos, mas sem divulgá-lo, nunca conseguiríamos ser conhecidos.

Foi aí que nosso professor começou a cair na real e planejar estratégias para dilvulgar nossos serviços. Primeiro uma propaganda grátis no site http://www.olx.com.br/. Depois afixou diversos cartazes em quadros de avisos da UFPE. Aí os primeiros contatos foram aparecendo. Houve até revisor experiente do estado de São Paulo enviando currículo, querendo trabalhar conosco!

Em pouco tempo surgiram os primeiros trabalhos para revisão. Pronto. Rede de Correções estava iniciando suas atividades de fato. O engraçado: ninguém enviou textos para correção gratuita. Também, quem é que sabia? Mas tem nada não. 2011 tem Enem de novo e a campanha será lançada outra vez. Outras campanhas também vão entrar no ar já já. Mas essa também já outra história.

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