terça-feira, 17 de maio de 2011

Dica do dia 17/05/2011 by Rede de Correções

Dica do Dia

É PRECISO CUIDADO COM O VERBO VER E COM O VIR NO FUTURO DO SUBJUNTIVO!

Vemos com frequência produções escritas e falas de usuários da língua, mesmo com nível de escolarização superior, realizando trocas nos usos de VER  e VIR. Ao conjugá-los como possiblidade futura, a troca mais evidente é a seguinte:

Ex.: Se eu VER um erro em seu trabalho acadêmico, insiro um comentário na lateral da página.

CORRIGINDO

Se eu VIR um erro em seu trabalho (...).

Embora a forma verbal que  se apresente seja VIR, esta conjugação pertence ao verbo VER. Com aquele, a conjugação é outra:

Ex.: "Se você VIER pro que der e VIER comigo, eu lhe prometo o sol..."(Geraldo Azevedo)

8 comentários:

  1. Gostei

    Muitas vêzes nos confundimos pela pressa no dedilhar sem consultar se está correta a escrita.
    Eu não me importo qdo me corrigem.

    Abs

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  2. Gostei, e pra falar a verdade, aprendi a escrever melhor com as dicas de correção, principalmente nas redações!!!
    Agora aqui no pc, é involuntário, escrevo tudo errado mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente dica. A maioria faz essas e outras flexões erradas.

    Abs, Ester

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica! É sempre importante aprendermos a escrever corretamente! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Fundamental para quem gosta de escrever. Estava sentindo falta de dicas de português no Twitter.
    Como você está na minha TL, falarei como os "boleiros": "Tamo junto!" Com neologismo e êrro de concordância porque a expressão é gíria, mas isso não quer dizer que eu concorde com autora de "Por Uma Vida Melhor", da Coleção Viver. Como todo mundo cometo meus erros, mas erro de concordância de gênero e número é dose... "dói os tímpano!" rsrs
    Abs.
    @JovianoCaiado
    http://www.ocomentarista.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa. Jurava que o primeiro exemplo estava certo! É uma coisa que todos deveriam aprender cedo, tipo nas primeiras séries... Mas ainda bem que temos você para nos auxiliar ^^'
    Ótima dica, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida há confusão entre essas duas expressões. Ótima dica.. até porque eu mesmo não sabia AUSAHUs.. =)Achei que o primeiro exemplo estaria correto.. isso em prova de algum concurso seria erro na certa!

    ResponderExcluir

Caia na Rede e comente esta postagem!