A prática de produção textual não é só uma questão de hábito, mas também de incentivo. Dizemos isso porque sabemos que há atividades profissionais que prescindem da redação, e não nos deteremos em detalhá-las. Lembramos apenas que jornalistas, publicitários, secretários e outros profissionais costumam redigir pelo menos um texto por dia, quaisquer que sejam os motivos. Contudo, no caso de estudantes, principalmente candidatos ao Enem, redigir textos é uma questão de incentivo. Este provém da observação alheia, da aprovação de um olhar de fora, em geral de pessoas próximas ou professores. Obervação e correção que podem culminar com uma publicação, por mérito. Assim, publicamos a redação de um estudante que resolveu "encarar" um dos temas do REDENEM - O papel das redes sociais na busca de oportunidades no mercado de trabalho. Com sua devida autorização e nossa correção em alguns trechos, segue o resultado.
Empregos digitais
Em pleno século XXI, com a utilização da internet, as redes sociais se popularizaram em todo o mundo. São milhões de pessoas, de todos os lugares, que possuem contas em diversos sites de relacionamentos, e esse número parece crescer a cada dia. Em meio a esses milhões de pessoas de todas as faixas etárias, existem muitas que estão à procura de emprego e utilizam as redes sociais para auxiliar nessa busca.
A utilização das redes sociais para esses fins também cresce a cada dia. Digamos que o principal motivo seria a facilidade e a agilidade que elas proporcionam tanto para a empresa, na divulgação das vagas, quanto para os candidatos que estão à procura de emprego. Os sites de relacionamentos são ferramentas que se bem utilizadas podem ajudar a conseguir as vagas desejadas, já que as empresas constantemente sondam essas redes à procura do que elas julgam ser bons funcionários.
Mas só ter uma conta num site de relacionamento não adianta, as empresas têm critérios para escolher seus futuros contratados e o que eles expõem nesses sites é minuciosamente observado por elas. Informações que estão nos perfis das pessoas, como comunidades que dizem, por exemplo, “odeio acordar cedo”, são determinantes na hora da decisão entre concorrentes de uma mesma vaga. E, nesse caso, a decisão é negativa.
Vimos que as redes sociais são importantes ferramentas para quem procura uma vaga no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. As empresas utilizam essa ferramenta por ser uma maneira mais ágil de encontrar o que elas procuram, e os candidatos para mostrar seus trabalhos e qualificações. Por isso, é importante também ter muito cuidado com o que posta nesses sites de relacionamento, pois cometer deslizes como, por exemplo, ofender alguém via rede social pode custar a sua vaga naquela empresa desejada.
Por Dayvson Leite dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caia na Rede e comente esta postagem!