domingo, 24 de julho de 2011

Novo ciclo Redenem

Dando início a uma novo ciclo de três temas, apresentamos a proposta 04 de nosso preparatório on line - REDENEM: A Cultura da Paz começa em cada um de nós. Com o eixo principal na Cultura da Paz, essas propostas lhes servem para que auto-avaliem sua capacidade de expressar opiniões sobre problemas universais. Todo universitário deve ter comprometimento com uma postura sócio-política voltada para o bem-estar comum da sociedade em geral, e a Cultura da Paz é um largo passo para isso. Assim, é interessante que candidatos ao meio acadêmico se familiarizem com temas dessa natureza e que demonstrem, para empregadores futuros, que possuem responsabilidade para lidar com o futuro de nosso planeta, pois este a eles pertence.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

PROPOSTAS TEMÁTICAS REDENEM - PRIMEIRO CICLO

Estamos começando o REDENEM - Curso Preparatório de Redação para o Enem que a Rede de Correções oferece pelo segundo ano consecutivo. Ano passado, quando lançamos a Rede, não divulgamos esta iniciativa nas redes sociais e, para falar a verndade, não as víamos com bons olhos.

Hoje, mais bem informados sobre o funcionamento desses recursos, retomamos ideia justamente com esse mote. Mesmo que no REDENEM você tenha a possiblidade de escolher uma dentre três opções temáticas para redigir um texto, postamos as todas as opções desse primeiro ciclo relacionadas às redes sociais.

Na primeira, você tem a difícil - mas interessante - tarefa de falar dos males mentais e/ou psíquicos causados pelo excesso de uso das tecnologias do mundo digital
https://rapidshare.com/files/2086212122/PROP_RED_C1.01redenem.pdf

Na segunda, é a vez de analisar o advento das redes sociais sob a óptica do mercado profissional, o que se configura numa boa chance de demonstrar seu conhecimento sobre a utilidade desses recursos no mundo do trabalho.
https://rapidshare.com/files/1503219015/PROP_RED_C1.02redenem.pdf

Na terceira, por fim, há a chance de você apontar como as redes sociais influenciam a educação escolar, seus pontos positivos e negativos e discutir a validade dessa união, para muitos tida como revolucionária.
https://rapidshare.com/files/3779842063/PROP_RED_C1.03redenem.pdf

Todas as propostas estão contextualizadas e possuem textos de apoio para lhes ajudar.Aproveitem esta oportunidade que lhes oferecemos de praticar a escritura formal de textos com a possibilidade de aprender com suas próprias produções, e não com manuais prontos, repetitivos e que não permitem interação. Caia você também nesta Rede!

Equipe Rede de Correções

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Regulamento REDENEM (MODIFICADO)



1. REDENEM é um curso gratuito, online, direcionado a candidatos ao ENEM e promovido, pelo segundo ano consecutivo, pela Rede de Correções.


2. REDENEM funciona através das correções de redação enviadas para o e-mail rededecorrecoes@gmail.com, produzidas a partir de PROPOSTAS TEMÁTICAS elaboradas pela equipe da Rede de Correções e publicadas no BLOG www.caianarededecorrecoes.blogspot.com

3. Para ter acesso às PROPOSTAS TEMÁTICAS, o candidato ao Enem NÃO precisa REGISTRA-SE no site, PARA REALIZAR DOWNLOADS das referidas propostas. Basta enviar solicitação ao endereço de e-mail acima indicado, ou baixar pelo SLIDESHARE, após a publicação neste blog e no Facebook/rededecorrecoes.


4. A cada 15 dias (um ciclo), um grupo de 03 (três) PROPOSTAS TEMÁTICAS será disponibilizado para download, tendo o candidato/aluno direito a apenas uma revisão por ciclo. Ao término de cada mês, após dois ciclos de postagens das PROPOSTAS TEMÁTICAS, será transmitida uma web-aula a título de orientação coletiva, através do Twicast.me (serviço de transmissão de webcan) da Rede de Correções.

5. A Rede de Correções reserva-se o direito de revisar ou não mais de uma redação de cada candidato/aluno por ciclo, a depender da demanda e interesse do candidato/aluno em enviar outras redações.

6. O dia e o horário das orientações coletivas via Twitcast.me  serão agendados pela Rede de Correções, observando o interesse da maioria, e amplamente publicado em nossos canais de informação: site, Orkut, Facebook, Twitter e este blog.

7. A participação voluntária no REDENEM não constitui aquisição de produto ou serviço da Rede de Correções, não se caracterizando, portanto, como relação de consumo.

8. O candidato/aluno do REDENEM tem todo direito de participar ou não dos ciclos consecutivos a cada mês. Contudo, caso seja verificado que algum candidato/aluno registrou-se no site apenas para realizar downloads das PROPOSTAS TEMÁTICAS, não enviando redações para nossa revisão, este terá acesso bloqueado após dois ciclos consecutivos de ócio. (REVOGADO)

domingo, 3 de julho de 2011

Redação Vencedora do Concurso Carinho de Verdade

Para uma empresa de revisão de textos não há nada como revisar um bom texto. Durante a campanha Carinho de Verdade, que visa ao combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, muitos textos forma publicados para abordar o tema. Mas nem todos se engajaram em escrever sobre isso,  a não ser textos de 140 caracteres com a tag #carinhodeverdade. Foi pensando num incentivo à campanha que aceitamos o convite feito pelo jornalista Jackon Rangel Vieira para que organizássemos um concurso de redação que premiaria em R$ 500,00 o vencedor. Estabelecemos os critérios e decidimos pelo texto da jovem Alexsandra Leite, em cuja produção realizamos algumas correções. Eis, portanto, o texto vencedor!


Concurso de Redação Carinho de Verdade
Tema proposto: “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: como é possível combater?”
O ser humano sempre teve a necessidade de explorar o meio em que vive, mas em dias atuais os sinônimos de exploração não são mais os mesmos. Explorar, que em um passado recente teria sinônimo de pesquisa, análises, observações, hoje possui equivalência a abuso, sofrimento, amargura, dor, infelicidade e, em muitos casos, suicídio.
O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são problemas alarmantes em nosso mundo.  Atos desleais que geralmente ocorrem em ambientes onde há desigualdade, pobreza e exclusão social de crianças e adolescentes, principais alvos de exploradores que as usam para obter capital. Por não aguentarem mais um ambiente familiar de alcoolismo, drogas, brigas e agressões, esses jovens, muitas vezes, fogem de casa.
Projetos sociais de acompanhamento para famílias carentes e excluídas da sociedade, denúncias, combate aos crimes de tráfico de crianças e adolescentes, atuação mais engajada da sociedade são propostas que poderiam diminuir e futuramente extinguir o problema de exploração sexual no mundo. Além disso, acompanhamento psicológico para a vítima e familiares próximos, proteção legal seriam as propostas para as vítimas que infelizmente já sofreram esse tipo de abuso.
Além da punição aos culpados, o objetivo também é reintegrar as vítimas do abuso sexual, ajudando-as a abandonar o sofrimento, a amargura no passado e prosseguir a vida com seus direitos devidamente respeitados, uma vida com mais amor, dignidade e carinho de verdade.


Parabéns, Alexsandra!!!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dica do dia 01/07/2011 by Rede de Correções

MESMO OU MESMA?

Interessante como a língua nos arma diversas arapucas, justamente pelo fato de que a fala não-padrão parece cada vez mais se sobrepor ao padrão escrito. No mestrado, lembro de um texto que dizia "eu mesmo não sei onde está essa língua padrão, que ninguém usa". Considero isso um pouco de exagero do autor, mas é verdade que o uso da variedade padrão de nossa língua ocorre em gêneros e espaços bem específicos de nossas práticas discursivas. Aí, reporto-me a um questionamento de uma amiga do Twitter: O certo é eu mesmo ou eu mesma? Ora, amiga, se você é uma mulher, deve dizer "eu mesma". É que "mesmo" nesse caso é adjetivo e concorda em gênero e número com o pronome eu

Contudo, essa palavra também pode funcionar como advérbio, o que impossibilita a concordância, posto que seja invariável. Nesse caso, o mesmo nem varia em gênero nem em número (muito menos grau). É o que ocorre quando se diz Nós vamos mesmo entender esse assunto. Todos não havíamos mesmo entendido antes. Em suma, "mesmo" não concorda com pessoal alguma, pois é advérbio que modifica o verbo IR e o  HAVER nas respectivas frases.

Segue a mesma tônica de mesmo, a palavra bastante, que não varia o gênero, porquanto seja adjetivo uniforme; mas varia em número (plural). Ex: Tenho bastantes dicas na cachola para postar / Nossas dicas tem sido bastante úteis para alguns seguidores. No primeiro caso, houve uma adjetivação, podendo ser trocado por "várias"; já no segundo, é advérbio de intensidade e pode ser alterado para "muito". 

É isso!